Leitores

Pesquisa no Abismo

Minha Arte

Mensageiro Obscuro é um escritor performático que possui um espetáculo solo no qual recita textos utilizando vestuários exóticos, maquiagens e outros recursos criados por ele. Escreve prosas poéticas, poesias, contos, crônicas, pensamentos, frases e experimenta outras formas de escrita.

Seus principais estilos e temas em suas obras são: aventura fantástica, realismo fantástico, autobiografia, onirismo, ultra-romantismo, simbolismo, drama, horror e suspense, ocultismo e misticismo, mitologias, filosofias, surrealismo, belicismo, natureza, comportamento, erotismo e humor.

domingo, 31 de janeiro de 2010

Arte, A Expressão Humana

A arte acompanha a humanidade desde o início das primeiras civilizações primitivas, somos seres sociais e gregários, devido a isso podemos notar como a expressão humana se mostra por várias maneiras, seja essa verbal, escrita, desenhada, gestual, corporal, simbólica e também artística. Não vivemos sem formas de comunicação, por isso é lógico que nossos ancestrais ainda construíam o básico de nosso patrimônio, por isso desenhavam, rabiscavam e esculpiam, então surgiu a arte rupestre.

As sociedades humanas cresceram, nômades tornaram-se agricultores, criaram-se deuses e religiões,surgiram as moedas, o comércio, as profissões, os impérios, linguagens aprimoraram-se, a população humana expandiu-se e impérios se ergueram. Líderes, gênios e conquistadores surgiram, verdades e lendas se mesclam a nossa cultura e somente a razão e lógica filtra possíveis verdades. Foram inventadas a literatura, dança, escultura, desenho e outras formas de artes, nossas expressões seguem o mesmo caminho da evolução das civilizações: com seu processo finito e expositor da realidade e fantasia de seu tempo, assim surgem novas artes, estilos, técnicas, utensílios e demais fatores.

Através dos séculos nós humanos firmamos nossa "imortalidade" (simbólica) pela memória de nossas obras para a humanidade, esta possui  personalidades marcantes nos campos das artes, filosofia, ciências e assim por diante, alguns exemplos são: Leonardo Da Vinci, Augusto dos Anjos, Renoir, Einstein, Gustave Doré, Nietzsche, Voltaire, Florence Nightingale, Lavosier, Santos Dumont, Fernando Pessoa, Edgar Allan Poe, Alexandre O Grande, Monteiro Lobato, Vlad Teppes e muitos outros. A arte é uma das mais intensas expressões humanas e ao registrar e propagar nossas mentalidades seremos imortais.

- Mensageiro Obscuro.
Maio/2008.

Foto: "Aristóteles e Platão" por Raphael Santi.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Conceitos e Preconceitos

Em nossa sociedade notamos diversos conceitos para definir diferentes temáticas do cotidiano. Os preconceitos são um terrível problema para a harmonia social, por meio de conceitos pré-modelados e discriminação é possível prejudicar várias pessoas, introduzindo nelas estigmas sociais que são um grande fator excludente.
Atualmente, da mesma forma, como em tempos passados temos conceitos que definem o certo e o errado, às vezes de forma maniqueísta moldamos extremismos para citar algo, temos por exemplo: amizade; paixão; amores; promiscuidade; elegância e assim por diante. Essas definições estipuladas e introjetadas no senso comum geram uma aversão ao novo e ao exótico, por sua vez lançam os preconceitos à tona, como tiros enlouquecidos de um franco atirador impiedoso que não escolhe alvos.

As sociedades mostram conceitos muito diversificados com relação a muitos assuntos, uma região qualquer pode conter grupos sociais liberais ou mais conservadores, ainda existem fatores que conservam as tradições e dogmas para manter as raízes de seus povos. Vários povos são oprimidos por regimes culturais fechados podendo ser sujeitos a punições se tiverem um comportamento diferente de suas tradições, dois grandes causadores desse efeito opressor são o fanatismo religioso e a cultura de massa que acabam manipulando e regendo padrões aos cidadãos tornando suas vidas uma verdadeira ditadura neural.

Perante diversos fatos e problemáticas é possível notar que o ecumenismo torna-se algo muito oscilatório tendo casos em que a aceitação dos grupos é restrita quanto a tipos aceitáveis e inaceitáveis, podendo ter regidas regras morais de níveis de aceitabilidade social, diante de uma total ignorância e um desconsiderável esforço ao tentar entender e aceitar as diferenças alheias, a sociedade mundial tem níveis de abertura, mesmo assim a receptibilidade continua inconstante e fraca, isso tudo é graças a uma grande mal interno mútuo que abrange todos nós: o preconceito.
Um dos piores sentimentos já sentidos pela humanidade que em sua tão brilhante ascendência não conseguiu destruir essa ação emotiva irracional e instintiva, consistente em temer e excluir as partes diferentes, essa temeridade é extremamente nociva e esse medo torna-nos seres socialmente pútridos e aceitamos nossos defeitos internos e não nos damos ao luxo de dar a mesma chance ao próximo.

- Mensageiro Obscuro.
2004.

Foto: Patinho amarelo sofrendo exclusão social dos patinhos pretos. Encontrada no Google Imagens. Sem referências encontradas.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

As Ovelhas Tolas

Um pastor muito inteligente queria engordar suas tolas ovelhas com uma ração sem sabor, mas ele sabia que elas perceberiam a falta do sabor e ignorariam a alimentação, por isso passou a mentir como induzi-las a comer mais e mais. Ele mentiu dizendo-as que a refeição seria saborosa, mas que teriam que renunciar vários prazeres para que se nutrissem dela, as ovelhas relutaram um pouco mais foram enganadas, seu fator psicológico ignorante e estagnado as condenou a sentir sabores incríveis em refeições insípidas, eis o milagre da fé das ovelhas e da astúcia maléfica do pastor, que vivia triste e queria espalhar sua infelicidade para outros seres, por isso as privou de viverem os prazeres da vida julgando-os como maus, assim teria companheiros na desgraça.
Vendo que as ovelhas eram tolas o pastor criou novas mentiras e as mentiras se intensificavam, as tolas ovelhas começam a acreditar que exista sabor na ração. Outras ovelhas, negras e cinzas alertavam as ovelhas brancas fanáticas, mas as ovelhas brancas eram ainda mais tolas e não cediam ao conhecimento da verdade sobre seu pastor, ao qual seguiam suas ordens cegamente, logo a ração não as alimentava com tanto vigor e seu trabalho aumentou escravagisticamente, o pastor cobrava novos desafios e isso doía nas ovelhas, mesmo assim elas pagavam suas promessas e o pastor felicitava-se com a tolice de seu rebanho.

As ovelhas brancas já estavam fracas, cegas, surdas, ignorantes, estagnadas e mesmo alertadas sobre as mentiras ditas pelo pastor, elas ainda se auto enganavam e o sustentavam com seu trabalho e seu culto, elas o amavam e seguiam seus dogmas malditos. Uma ovelha cinza foi chamada de herege e disse que o pastor vivia da desgraça da vida das ovelhas, impedindo que elas evoluíssem, mas a inconsciência gerada pela fé tola ensurdeceu as ovelhas brancas, evitando que pudessem saber a verdade, novamente elas estavam debilitadas.
Umas poucas ovelhas já desnutridas olharam para si e amadureceram, a maioria teve sua pelugem escurecida e viraram ovelhas pretas, tornaram-se rebeldes, sem atitude de protesto e boicote, um pouco indisciplinadas, estagnadas em seus conhecimentos e errantes quanto a sua luta, elas tendenciavam a ter uma vida pacata e bem sociável com suas semelhantes. Elas seguiram um caminho torpe e reto dentro de sua função incompreendida, mas eram bem aceitas pelas brancas, guardando seu rancor pelo pastor para si mesmas para evitar brigas.
Um número ainda menor virou um grupo seleto de ovelhas cinzas, amantes do conhecimento e da evolução, dualistas por natureza elas eram contestadoras, individualistas e heréticas ao ponto de não terem nenhum contato com seu pastor, evitando outras ovelhas, com isso tornaram-se um grupo temido mesmo sendo pequeno, a obscuridade tomava conta delas, grandes estudiosas de coisas desconhecidas e incompreendidas. Apenas o ódio e o desejo de boicote e protesto, viveram às sombras observando a queda das suas irmãs brancas sem sentir pena delas.

O pastor criou novas mentiras e desde então não parou, mas sempre teme o surgimento de ovelhas pretas e cinzas, pois elas são independentes e expansíveis, por isso ele teme que seu império caia e que as irmãs de suas tolas seguidoras venham derrubar seu rebanho impiedosamente exatamente como ele fez contra as minorias que ele jurou respeitar em seu pergaminho.
E você, que tipo de ovelha é?

- Mensageiro Obscuro.
2004.

Foto: Filhotes de ovelha branca e preta. Encontrados no Google Imagens. Sem referência.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

A Mídia Dominadora

A mídia combina meios de comunicação para introjetar a cultura de massa a fim de manipular e padronizar a mente dos cidadãos para que adotem modismos comportamentais, preferenciais, vestuais e demais limitações. Os influenciados pela cultura de massa firmam preconceitos, possuem cultura limitada e não desenvolvem sensos crítico, analítico e reflexivo, além disso são desprovidos de opinião individual. A alienação cria a dependência de conceitos pré-modelados para todos os assuntos, criando uma relação de dependência opinativa, com isso os alienados servem como marionetes para os grandes mercados capitalistas que visam o lucro e ocultamento de informações.

Algumas possíveis soluções para alcançar um nível cultural mais refinado e abrangente, são: ler bons livros, revistas e jornais que estimulem as capacidades reflexivas e cognitivas do indivíduo, divertir-se com jogos que estimulem o raciocínio, percepção e interação sociocultural; e buscar contatos sociais intelectualmente expansíveis. Desta forma, através de uma busca mais intensa por uma capacitação cultural melhor, é possível que nos tornemos mais evoluídos a cada época, sem abrir mão de nossa personalidade, podendo até desenvolver estilos individuais e novos ideais sobre o mundo ao nosso redor, assim, longe da cultura de massa não nos fechamos para a realidade que nos rodeia.

- Mensageiro Obscuro.
Abril/2005.

Foto:  Imagem sem referências encontrada no Google Imagens.

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Seios em Oferta

Peguei-a firme pela cintura,
namoramos intensamente,
sentada em meu colo
teu sorriso provocara
enorme luxúria.

Mãos corriam,
dedos em carícias,
peles em atrito,
o tempo parou
Ao seu cavalgar lascivo.

Entre sedas e licores
por afetos secretos
instintos mandavam
minha língua faminta
devorar tua pele.

Na valsa sensual
um jogo libidinoso...
teus seios em oferta
revelaram uma boca
com uma só fome.

- Mensageiro Obscuro.
Junho/2008.

Foto: Aria Giovanni (atriz pornô/modelo). Foto encontrada em buscas no Google Imagens.

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

A Sociedade e o Sistema, Uma Análise Pessimista

Nossa sociedade visa muito padrões, o Sistema quer mentes atrofiadas, quanto menos instrução e amplitude intelectual melhor será para que as elites dominantes organizem o povo como gado manipulável para realizar seus objetivos escravocratas disfarçados de democracia, vivemos uma utopia onde temos possibilidades de seguir um "Kit Felicidade".Temos uma realidade quase que única imposta pelos meios de comunicação em massa, mensagens subliminares, padronização e policiamento sociais, senso comum e outras armas para manter a sociedade controlada e estagnada, tal processo causa uma eficiente maneira de enganar as percepções do povo para a terrível realidade onde não temos segurança, estabilidade financeira, saúde, transporte, educação formal, educação ecológica, instrução acadêmica, afeto e outras coisas essenciais para nossa espécie, então estamos fadados a viver em um mundo onde viver é sobreviver.

Nosso poder de mudança é enorme, mas a desorganização e falta de caráter da maioria torna quase impossível revolucionar a sociedade já que mesmo que isso acontecesse o mal já reside em nossa cultura, logo seria trocar um inimigo por um vilão ainda pior, então resta-nos moldar nossa realidade com alguns recursos materiais e espirituais variados tentando tornar a vida mais bela e agradável, mas sem fechar-se para a realidade, que ainda nos aliena muito.

O Sistema se divide em quatro componentes principais a explorar:
Primeira parte: senso comum: um conjunto de conhecimentos simplórios que determina padrões maniqueístas e intolerantes perante divergências ideológicas. É comporto por cultura popular e massiva, na qual o conhecimento simplório se amplia e fica famoso determinando os rumos básicos do pensamento coletivo. Segunda parte: cultura de massa: é uma cultura aplicada pelas elites visando estabelecer comportamentos e uma identidade manipulável e tola ao povo, assim a população absorve conhecimentos torpes e consuma seus produtos de baixo nível que os tornarão patéticos e fracos de personalidade que não saberão os planos malignos das elites. Terceira parte: padronização social: um conjunto de regras que determina desejos e comportamentos sociais, fixa uma identidade padrão limitada aos cidadãos, tal coisa faz as pessoas terem objetivos, desejos, preferências e outras coisas iguais entre si. Quarta parte: policiamento social: é um proselitismo comportamental no qual os alienados pelo senso comum, cultura de massa e padronização social mobiliza a "normalização" de todo humano excêntrico e exótico que aparecer e que contestar a ordem social limitada e limitável do Sistema.

Acompanhando a análise sobre as influências do Sistema podemos definir a invenção do "Kit Felicidade" que é uma soma de regras sociais, desejos coletivos, consumismo, pensamentos padronizados e outros elementos nos quais uma elite dominante define vários parâmetros de nossas vidas tornando-nos limitados, nesse caso escolhem que vestuário devemos usar, o que devemos comer e beber, como devemos pensar e sentir, o que desejamos comprar, quem desejamos por perto ou longe, como devemos nos comportar e todas as possibilidades são construídas socialmente para uma manipulação e alienação maior do povo. Esse é o "Kit Felicidade", definem como você deve buscar a felicidade sendo esse um caminho no qual as opções são limitadas ao que é permitido de uma escala comandada pelas elites dominantes, pois mantendo o povo aparentemente feliz fica mais fácil dominá-lo. Cabe a cada pessoa decidir o que lhe torna feliz, mas ter um sistema que demonstre que só há um meio de se feliz é um abuso para com a individualidade alheia.

Pensando na individualidade alheia é que se calcula o quanto as elites temem a excentricidade, pois ela distancia as pessoas de uma alienação e manipulação, certamente o conhecimento é uma arma e chave para a libertação de mentes que evoluem através dos estudos, partindo dessa premissa nota-se que mentes livres são perigosas pois podem analisar e criticar o Sistema, mas a perfeição utópica é um dos alicerces que sustenta essa mentalidade coletiva, então por mera xenofobia exclui-se o excêntrico tentando obrigá-lo a aceitar o "Kit Felicidade" para que seja considerado "normal", nesse caso tentam cortar as peculiaridades que o tornam estranho na sociedade, isso garante menos um obstáculo na vida de muita gente, pois a figura do estranho, forasteiro, esquisito, questionador e contestador são figuras socialmente importantes, mas pouco aceitas, ainda mais em vida, postumamente gênios são reconhecidos, mas em vida passam por problemas como a exclusão, complexos de superioridade ou inferioridade, comportamentos solitários que podem gerar carências e outros fatores. A verdade é que gente normal pouco produz, mais fácil para elas é copiar o que já foi criado ou simplesmente julgar os excêntricos criadores de patrimônio para a humanidade.

- Mensageiro Obscuro.
Dezembro/2007.

Foto: Imagem com título e autor desconhecidos, foi encontrada no Google Imagens.

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Cadeia Alimentar


Teu corpo treme e transpira em calafrios, teu sangue está temperado para o banquete, eles estão às tuas costas seguindo teu aroma. Corra, pule os muros, arme-se e esconda-se, não deixe que eles lhe peguem, corra! Na noite a sede aplaca os famintos, tu és a presa, eles os caçadores, não deixes tua vida escapar do corpo, fujas enquanto pode, combata teu inimigo, o terror e mistério lhe caçam.

São bestas de sede insaciável. Malditos! É a gula implacável de imortais noturnos. Corra dos sanguessugas que lhe farejam, pois vidas humanas são teus alimentos. É a existência frágil contra a existência trágica, a sentença mortal contra a sentença eterna. Humanos e vampiros: duelo de dois monstros, resolução de apenas mais um ciclo nutricional. Eis a cadeia alimentar: mais um vivo saciou um vampiro.

- Mensageiro Obscuro.
Fevereiro/2007.

Foto: "Conde Stradh" (personagem da saga de livros de RPG Ravenloft) por Clyde Caldwell.
Página do artista: Clyde Caldwell