Leitores

Pesquisa no Abismo

Minha Arte

Mensageiro Obscuro é um escritor performático que possui um espetáculo solo no qual recita textos utilizando vestuários exóticos, maquiagens e outros recursos criados por ele. Escreve prosas poéticas, poesias, contos, crônicas, pensamentos, frases e experimenta outras formas de escrita.

Seus principais estilos e temas em suas obras são: aventura fantástica, realismo fantástico, autobiografia, onirismo, ultra-romantismo, simbolismo, drama, horror e suspense, ocultismo e misticismo, mitologias, filosofias, surrealismo, belicismo, natureza, comportamento, erotismo e humor.

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

A Sociedade e o Sistema, Uma Análise Pessimista

Nossa sociedade visa muito padrões, o Sistema quer mentes atrofiadas, quanto menos instrução e amplitude intelectual melhor será para que as elites dominantes organizem o povo como gado manipulável para realizar seus objetivos escravocratas disfarçados de democracia, vivemos uma utopia onde temos possibilidades de seguir um "Kit Felicidade".Temos uma realidade quase que única imposta pelos meios de comunicação em massa, mensagens subliminares, padronização e policiamento sociais, senso comum e outras armas para manter a sociedade controlada e estagnada, tal processo causa uma eficiente maneira de enganar as percepções do povo para a terrível realidade onde não temos segurança, estabilidade financeira, saúde, transporte, educação formal, educação ecológica, instrução acadêmica, afeto e outras coisas essenciais para nossa espécie, então estamos fadados a viver em um mundo onde viver é sobreviver.

Nosso poder de mudança é enorme, mas a desorganização e falta de caráter da maioria torna quase impossível revolucionar a sociedade já que mesmo que isso acontecesse o mal já reside em nossa cultura, logo seria trocar um inimigo por um vilão ainda pior, então resta-nos moldar nossa realidade com alguns recursos materiais e espirituais variados tentando tornar a vida mais bela e agradável, mas sem fechar-se para a realidade, que ainda nos aliena muito.

O Sistema se divide em quatro componentes principais a explorar:
Primeira parte: senso comum: um conjunto de conhecimentos simplórios que determina padrões maniqueístas e intolerantes perante divergências ideológicas. É comporto por cultura popular e massiva, na qual o conhecimento simplório se amplia e fica famoso determinando os rumos básicos do pensamento coletivo. Segunda parte: cultura de massa: é uma cultura aplicada pelas elites visando estabelecer comportamentos e uma identidade manipulável e tola ao povo, assim a população absorve conhecimentos torpes e consuma seus produtos de baixo nível que os tornarão patéticos e fracos de personalidade que não saberão os planos malignos das elites. Terceira parte: padronização social: um conjunto de regras que determina desejos e comportamentos sociais, fixa uma identidade padrão limitada aos cidadãos, tal coisa faz as pessoas terem objetivos, desejos, preferências e outras coisas iguais entre si. Quarta parte: policiamento social: é um proselitismo comportamental no qual os alienados pelo senso comum, cultura de massa e padronização social mobiliza a "normalização" de todo humano excêntrico e exótico que aparecer e que contestar a ordem social limitada e limitável do Sistema.

Acompanhando a análise sobre as influências do Sistema podemos definir a invenção do "Kit Felicidade" que é uma soma de regras sociais, desejos coletivos, consumismo, pensamentos padronizados e outros elementos nos quais uma elite dominante define vários parâmetros de nossas vidas tornando-nos limitados, nesse caso escolhem que vestuário devemos usar, o que devemos comer e beber, como devemos pensar e sentir, o que desejamos comprar, quem desejamos por perto ou longe, como devemos nos comportar e todas as possibilidades são construídas socialmente para uma manipulação e alienação maior do povo. Esse é o "Kit Felicidade", definem como você deve buscar a felicidade sendo esse um caminho no qual as opções são limitadas ao que é permitido de uma escala comandada pelas elites dominantes, pois mantendo o povo aparentemente feliz fica mais fácil dominá-lo. Cabe a cada pessoa decidir o que lhe torna feliz, mas ter um sistema que demonstre que só há um meio de se feliz é um abuso para com a individualidade alheia.

Pensando na individualidade alheia é que se calcula o quanto as elites temem a excentricidade, pois ela distancia as pessoas de uma alienação e manipulação, certamente o conhecimento é uma arma e chave para a libertação de mentes que evoluem através dos estudos, partindo dessa premissa nota-se que mentes livres são perigosas pois podem analisar e criticar o Sistema, mas a perfeição utópica é um dos alicerces que sustenta essa mentalidade coletiva, então por mera xenofobia exclui-se o excêntrico tentando obrigá-lo a aceitar o "Kit Felicidade" para que seja considerado "normal", nesse caso tentam cortar as peculiaridades que o tornam estranho na sociedade, isso garante menos um obstáculo na vida de muita gente, pois a figura do estranho, forasteiro, esquisito, questionador e contestador são figuras socialmente importantes, mas pouco aceitas, ainda mais em vida, postumamente gênios são reconhecidos, mas em vida passam por problemas como a exclusão, complexos de superioridade ou inferioridade, comportamentos solitários que podem gerar carências e outros fatores. A verdade é que gente normal pouco produz, mais fácil para elas é copiar o que já foi criado ou simplesmente julgar os excêntricos criadores de patrimônio para a humanidade.

- Mensageiro Obscuro.
Dezembro/2007.

Foto: Imagem com título e autor desconhecidos, foi encontrada no Google Imagens.

Um comentário:

  1. Que texto magnífico! Justo o que eu procurava para ler neste dia imerso em questionamentos.
    Uma bela representação da estrutura desta nossa grotesca sociedade na qual ninguém pode manter suas peculiaridades individuais. Aonde todos devem ser iguais e ninguém pode pensar ou agir diferente.
    Busquemos a felicidade em nós mesmos e não na aquisição do "kit felicidade".

    ResponderExcluir

Seus comentários me proporcionam a capacidade de saber que sensações e aprendizados cativei em vocês.
Usem a boa educação e por favor escrevam corretamente.