A mídia combina meios de comunicação para introjetar a cultura de massa a fim de manipular e padronizar a mente dos cidadãos para que adotem modismos comportamentais, preferenciais, vestuais e demais limitações. Os influenciados pela cultura de massa firmam preconceitos, possuem cultura limitada e não desenvolvem sensos crítico, analítico e reflexivo, além disso são desprovidos de opinião individual. A alienação cria a dependência de conceitos pré-modelados para todos os assuntos, criando uma relação de dependência opinativa, com isso os alienados servem como marionetes para os grandes mercados capitalistas que visam o lucro e ocultamento de informações.
Algumas possíveis soluções para alcançar um nível cultural mais refinado e abrangente, são: ler bons livros, revistas e jornais que estimulem as capacidades reflexivas e cognitivas do indivíduo, divertir-se com jogos que estimulem o raciocínio, percepção e interação sociocultural; e buscar contatos sociais intelectualmente expansíveis. Desta forma, através de uma busca mais intensa por uma capacitação cultural melhor, é possível que nos tornemos mais evoluídos a cada época, sem abrir mão de nossa personalidade, podendo até desenvolver estilos individuais e novos ideais sobre o mundo ao nosso redor, assim, longe da cultura de massa não nos fechamos para a realidade que nos rodeia.
- Mensageiro Obscuro.
Abril/2005.
Foto: Imagem sem referências encontrada no Google Imagens.
impressão minha ou as igrejas são irmãs gêmeas dessa mídia?
ResponderExcluirVocê está certo. As empresas da fé são o protótipo que deu origem a criação das mídias de massa como TV, rádio, jornais e revistas para manipular o povão, mas a religião ainda é o ópio do povo como dizia Karl Marx.
ResponderExcluir